quinta-feira, 2 de maio de 2013

Hipoglicemia: O Terror da Garotada

Oi pessoal!

O post de hoje não teria nada a ver com hipoglicemia, mas como tive uma hoje de manhã achei que seria interessante escrever sobre essa experiência enquanto ela está bem fresca na memória ahhaha...

A hipoglicemia nada mais é do que a taxa de açúcar no sangue cair para níveis iguais ou menores a 60mg/dL. Ela não acontece apenas com os diabéticos, mas obviamente a galerinha doce é a que sofre mais nessas situações. São sintomas de hipoglicemia:

  • Sensação de muita fome
  • Dificuldade de raciocínio 
  • Sensação de fraqueza
  • Cansaço excessivo
  • Sudorese/ondas de calor
  • Sonolência
  • Visão turva
  • Coração acelerado
  • Confusão mental

Esses sintomas vão variar de pessoa para pessoa, cada organismo reage de um jeito diferente. Eu, por exemplo, sei que estou em hipo quando minha barriga começa a roncar loucamente, me dá tonturas, muito calor e uma certa irritação sem motivos. É muito importante saber identificar esses sinais, pois caso a hipoglicemia não seja tratada rapidamente, os níveis de glicose continuam a cair, nesses casos podem ocorrer convulsões, desmaios e em situações mais graves, levar ao coma hipoglicêmico (a glicose fica tão baixa que se torna insuficiente para o cérebro continuar trabalhando corretamente).

O que pode levar a uma hipo? Vários motivos! Os principais são: erros na administração dos medicamentos (unidades a mais de insulina, por exemplo); Atraso em se alimentar (os diabéticos devem se alimentar de 3h em 3h); Realização de muito exercício físico sem a monitoração adequada dos níveis de glicemia e ingestão de bebidas alcoólicas em jejum.

Nossa sorte é que o tratamento de uma hipoglicemia é relativamente fácil, apesar de algumas vezes demorar a passar. E para a nossa alegria, o tratamento envolve a ingestão de açúcar e carboidratos sem medo de ser feliz!! ahahahhaha... Ok, não é bem assim!! O ideal a ser oferecido para uma pessoa em estado hipoglicêmico são algumas balinhas docinhas, bolachas cream cracker, refrigerante NORMAL, suco de laranja COM AÇÚCAR, ou seja, coisas doces ou carboidratos de alto índice glicêmico (farinha branca - não integrais) para que a taxa de açúcar suba com rapidez.

Ficando com hipo: Expectativa - comer uma coisinha de leve // Realidade - comer feito uma porca (hahahah sempre acontece comigo!!)


Depois da hipoglicemia identificada e tratada é necessária uma nova medição da glicemia em torno de 15 minutos depois para termos a certeza de que ela passou. Caso não passe, é necessário repetir o procedimento, até que a taxa volte para a casa dos 80mg/dL.

Mas mãããe, eu tô com hipo!!!! ahhahahaha


Lembrando que é muito importante tratar as hipos com rapidez, pois elas podem causar danos neurológicos!!

Ahhh, muito importante também é fazer um lanchinho antes de dormir, pois como durante o sono passamos bem mais que 3h sem ingerir nenhum alimento, podemos sofrer de hipo enquanto dormimos e não percebermos os sintomas!!

Aquele momento em que você tem que se manter acordado para tratar uma hipo mas está muito cansado... "Não posso dormir, posso morrer" hahahahha

Quem aí sofre muito com as hipos? Compartilhem!

Beijos,
Thais!

4 comentários:

  1. rsrsrs ótimo esse post!!! a minha primeira hipo me deixou inconsciente no volante! legal né? pra mim era um sonho, lembro de flashs, acho que nunca vou esquecer as cenas, estava na prestes maia de santo andré, jogava o carro em cima do canteiro central, e voltava... estava só na 1a marcha, não sabia trocar, nem que precisava! até que a pessoa que estava comigo puxou o freio de mão quando parei num farol, um policial muito gente boa veio me ajudar, quase dei pt no carro mas graças a Deus ficamos bem! voltei da hipo muito tempo depois, minha mãe estava me levando pro médico, eu estava toda suja de coca cola e açúcar, é sempre bom ressaltar que dependendo do nível de hipo, a pessoa se recusa a comer algo doce, trava os dentes, é um problema, a solução é por na gengiva - o que ninguém pensa no desespero!
    ahhh, pra mim, balinhas demoram pra subir e tudo o que for sólido, o meu melhor remédio é a coca cola normal! aquelas da mini lata ou mini garrafa sabe? é a quantidade certa e dá pra levar na bolsa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que péssimo Dani!! Deve ter sido muito ruim!!!
      Acho que fiquei com inveja de vc kkkk hoje voltando da farmácia tive hipo dirigindo kkkkk!! Mas Ainda bem que consegui estacionar a tempo, medir a glicemia e comer...demorou pra passar e comi umas balas e um sachê de açúcar...nem assim estabilizou, mas melhorou o suficiente pra eu conseguir chegar em casa! Aí consegui tomar um suco com açúcar e deu uma melhorada!
      Essa dica das mini latinhas de refri é boa!! Não tinha pensado!!

      Excluir
  2. Conheço a diversão das hipos...super empolgantes. Passei a conhecer depois da cirurgia. Isso e dumping... Jana (teixeira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um saco, né?!?
      Acho que isso é bullying do nosso organismo ahahahahhahaha

      Excluir