sexta-feira, 3 de maio de 2013

Carboidratos: Ruim com eles, pior sem eles

Oi pessoal!!

Tenho vivido um constante dilema com a questão dos carboidratos. Eles são essenciais para o nosso organismo, obviamente, mas e o tanto que é chato fazer contagem de carboidratos?? Dá vontade de não comer só pra não ter que contar!

Explico: os carboidratos após serem ingeridos e metabolizados no nosso organismo viram açúcar, o que faz com que nosso índice glicêmico suba. Tá, e daí? Daí que quando um diabético consome carboidratos deve aplicar uma quantidade de insulina de ação rápida adequada para "anular" esse aumento. Mas aí é que entra o X da questão, como saber a quantidade de insulina que devemos aplicar?

A medida usual que vejo quando pesquiso sobre o assunto é 1 unidade de insulina pra cada 15g de carboidrato, ou "cho" para os mais íntimos ahahha...mas talvez isso tenha uma variação de pessoa pra pessoa, minha endócrino, por exemplo, me indicou aplicar 1 unidade de insulina para cada 20g de cho.

Aí você pensa, "ah, tranquilo! Para de frescura e conta isso aí!".. Mas imagina que coisa mais chata! Você com aquela fome de 70 peões de obra querendo almoçar, mede sua glicemia e ela tá lá na China, na casa de sei lá... 200mg/dL... Aí você tem que contar a quantidade de insulina que deve tomar pra fazer a correção, e adicionar ainda a quantidade de insulina que você deve aplicar pra consumir seu almocinho inocente... Até fazer todas as contas a comida do seu prato já esfriou hahahha

Mas fazer o que...ossos do ofício! A contagem de CHO ajuda bastante no controle da diabetes, isso porque acabamos controlando melhor a alimentação, comendo mais saudável e aplicando a quantidade correta de insulina, evitando assim os picos de hiper e hipoglicemias.

De certa forma a contagem é até legal, te deixa mais atento com as coisas que você come. Vira hábito ler as informações nutricionais de TODO-E-QUALQUER alimento no supermercado, e pior ainda, vira hábito ficar falando pras pessoas "nossa, isso aqui tem 30g de carboidratos! 1 unidade e meia de insulina só pra comer isso aqui?? Sai fora!!" ahahhaha...

Assustar as pessoas quando você fala pra elas a quantidade de carboidratos tem no que  estão comendo

Meu pai disse que não aguentava mais eu lendo meu livrinho de contagem de carboidratos... Mas fazer o que? São coisas que precisamos dividir com os outros..ahahahha..

Quando como algo com muito carboidrato.. "Eu me arrependo? Sim. Eu faria isso de novo? Provavelmente"

E hoje é sexta galera!! Final de semana de folga...YAY!! Hora de botar o kit diabética pra balada e descobrir o que acontece ahahahha... Mantenho vocês informados!

Beijos e ótima sexta,
Thais

7 comentários:

  1. AH!!! AE gente estou super orgulhoso da filhota, esta é uma iniciativa que pode ajudar as pessoas a conhecer um pouco sobre uma doença muito silenciosa, principalmente para casos como o dela, pois não temos históricos familiares e fomos surpreendidos de uma forma muito mas muito desagradável e não foi fácil o início foi muito assustador...UTI, soro e mais soro foram 8 dias de muita agonia.....mas agora estamos um pouco menos apreensivo....mas um sentimento se torna mais forte do que já era.... o AMOR que tenho por ela ficou maior ainda se é que isto seja possível.....bjs e continue dando informações sobre o assunto...ah e não esquece de falar sobre o custo dos remédios e a dificuldade de obter gratuitamente....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi papi lindooo!

      Obrigado pelo carinho e pelas palavras!! Amo muito s2

      Vou fazer os posts sim!!

      Beijos do tamanho do mundo!

      Excluir
  2. eu tinha mil livrinhos de valores de cho que acabaram se destruindo por ficarem dentro das bolsas, agora com a tecnologia é mtoooo mais fácil, não abandona seu livrinho, mas a dica é gravar no celular as coisas que vc mais come, por ex, arroz e feijão.. coisas assim!
    além do que, no android tem um aplicativo que chama Dieta e saude, o logo dele é uma maçãzinha vermelha, vc digita o que quer lá e ele te dá a quantidade de cho! tem essa lista aqui tbm que salvei no celular:

    http://www.diabetes.org.br/attachments/246_manual_oficial_contagem_carboidratos_2009.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahhaha meu livrinho já tá só o pó! tô com um aplicativo no celular que é de dieta na verdade ahahhaha chama "contador de calorias", mas tem a info nutricional de vários pratos, incluindo os cho.. é legal que tem alguns restaurantes mais famosos tbm e os valores de alguns pratos, então dá mais segurança pra comer fora! o símbolo dele é uma balança!
      vou salvar esse link tbm Dani, tkss!!!

      Excluir
  3. Contar dinheiro dos outros é uma merda (o que eu faço de fato...rs), carboidratos então nem quero pensar. Jsss. Jana (t)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHAHA
      se pelo menos fosse o SEU dinheiro, né?
      mas de fato, é muito triste contar carbs! ahahahha tem dias que dá uma preguiiiii!!

      Excluir
  4. Oi Thais,

    Meu nome é Gustavo, tenho 31 anos e sou diabético também. Eu descobri a doença em Agosto de 2011, após um exame de sangue. Não cheguei a passar mal, e ter que ir para o hospital como vc, mas tive os mesmos sintomas, boca seca, beber muita água e acordar umas 3 vezes durante a noite para fazer um xixizinho. No ínicio tentei usar remédios via oral, sem ter que utilizar a insulina. Durante um tempo, consegui controlar a glicemia perto de 100, com uma dieta e fazendo algum exercício físico. Parei de fumar logo em seguida que descobri a doença, mas nunca fui disciplinado para fazer exercícios regularmente, gosto apenas de jogar meu futebol 1 ou 2 vezes por semana. Fiquei uns meses bem rebelde, até que em uma conversa séria e franca com meus amigos, inclusive um deles cardiologista, resolvi voltar a me cuidar. comecei a tomar insulina de manhã e a noite e espero tomar vergonha na cara e fazer alguma atividade física, além do meu futebol. Tudo o que vc falou na hora que vc escuta do médico o diagnóstico, é pura verdade!!!! Pq eu ??? O que eu fiz para merecer isso ???? Mas na verdade, existe coisas bem piores na vida do que o Diabetes. Então temos que nos esforçar para levarmos uma vida mais saudável. Gostei muito do seu blog e espero poder compartilhar com todos aqui a experiência da vida depois do diabetes

    Bjs

    ResponderExcluir