terça-feira, 7 de maio de 2013

Atividade Física: Sim, Claro ou Com Certeza?

Oi pessoal!

Como foram de final de semana? O meu foi ótimo!

Ontem fui a minha consulta de rotina com minha endocrinologista, percebi algumas medições um pouco alteradas, mas pela nossa análise é devido ao meu período de TPM hehehe... durante esses períodos vou ter que aumentar 1 ou 2 unidades da Lantus, dependendo de como o meu organismo reagir, quando tudo passar eu volto a tomar a quantidade normal.

Decidi falar hoje um pouco sobre atividade física porque é uma coisa que tem me ajudado MUITO a controlar a glicemia. Como contei no post anterior, minha glicemia ficou relativamente controlada, mesmo depois da hiper e de comer o petit gateau por conta dos exercícios que eu tinha realizado no dia.

Durante a semana consigo ir quase todos os dias pra academia (ok, tirando aqueles dias que eu sinto uma preguiça MUITO monstra), e os dias que consigo malhar direitinho sinto uma diferença enorme na glicemia. Quando realizamos alguma atividade física, seja ela qual for, utilizamos os carboidratos/açúcares como fonte de energia. Se queremos diminuir a quantidade de insulina no nosso dia-a-dia é imprescindível que façamos algum tipo de exercício, prova disso foi o que aconteceu comigo no sábado! Fui para a academia com uma hiperglicemia, na casa dos 260mg/dL, depois de 1h e meia de atividade física (corrida e musculação) ela já caiu para os 130mg/dL.

Além  da glicemia cair durante a prática da atividade, nosso metabolismo continua acelerado no decorrer do dia, e o que isso quer dizer? Que quando nos exercitamos, continuamos a queimar esse açúcar consumido mesmo quando estamos em repouso!

Eu não sei vocês, mas prefiro passar 1 horinha me matando na academia e diminuir a quantidade de insulina que devo aplicar hahahah... Sem contar todos os outros benefícios que a atividade física traz para a nossa saúde, como diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Claro que você não pode simplesmente decidir agora que vai malhar e sair correndo por aí, o ideal é que você converse com seu médico antes para adaptar sua rotina da melhor forma possível. Eu já ia para a academia antes da diabetes, então quando recebi o diagnóstico conversei com minha endócrino para que ela me passasse todas as instruções de como proceder em dias que vou para a academia e o que fazer caso tenha uma hipo durante os exercícios ou após - sim, isso é possível! comigo já aconteceu váááaarias vezes!

Queimar 500 calorias malhando... Precisando de 600 para se recuperar da hipoglicemia resultante

É essencial também fazermos um controle mais rígido da glicemia, controlando antes, durante e depois! Com o tempo também tive que ir adaptando as doses de insulina com a minha rotina. Quando iniciei o tratamento utilizava pela manhã 14 unidades de Lantus e 2 unidades de Humalog antes do café, almoço e jantar. Depois que retomei a academia, diminuí para 13 unidades de Lantus e 1 de Humalog antes do café da manhã, café da tarde e jantar. Mas isso é válido somente para os dias que não malho, pois nos dias que vou pra academia não aplico Humalog no café da manhã, já que pratico atividade física de manhã e isso aumentaria a possibilidade de uma hipoglicemia.

Claro que tudo depende do que eu como no decorrer do dia. Se eu chego da academia e faço uma lanche cheio de cho, obviamente vou ter que fazer correções nas doses de insulina ao longo do dia. Lembrando que não devemos alterar as doses de insulina sem orientação!

Hoje comecei uma atividade nova! Estou fazendo natação... Que deliiiiiicia voltar a nadar!! Só foi tenso o frio de manhã né hehehh mas faz parte!! Acho que vai ser muito bom pra mim, vai melhorar minha respiração e condicionamento pra corrida...tô começando a pegar gosto pela corrida =D

Falei demais, né? hahahaha por hoje é só, galera! Beijos e se cuidem!

3 comentários: