segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Diagnóstico Parte 2: Internação


Oi pessoal!!

Conforme prometido ontem, segue a parte final do diagnóstico da minha bendita diabetes!


Chegamos no hospital pouco mais de meio dia, e adivinhem? Estava BOMBANDO!! Eu mal conseguia parar em pé e só pensava “esse povo com resfriado vindo no médico pegar atestado pra faltar no trabalho e eu aqui prestes a morrer tenho que ficar esperando..”.. Fiquei sentada enquanto meu pai dava entrada na minha papelada no atendimento de emergência e já pediu pra me passarem na frente porque eu estava muito mal, e acho que a recepcionista nem hesitou mesmo em me passar na frente, porque era só olhar pra minha cara e ver que tinha alguma coisa seriamente errada! Um enfermeiro veio me buscar com a cadeira de rodas e me levou pra uma salinha pra esperar pelo médico com o meu pai.. deitei na maca porque nem sentada eu conseguia ficar mais.. O médico chegou, mediu pressão e começou a anotar todos os meus sintomas... Pegou um aparelho (o tal do glicosímetro, que depois viria a se tornar meu melhor amigo e companheiro de aventuras) e uma agulhinha e furou meu dedo pra medir a glicemia... E aí o número mais assustador que eu já tinha visto e nunca mais vou esquecer: 418!

Sem nem piscar o médico já falou “É diabetes”. Nem sei o que eu pensei na hora, acho que não levei muito a sério, não tem nem como cair a ficha na hora com uma informação dessas! Me levaram pra aquela bendita sala pra tomar medicamento.. 912 mil litros de soro + insulina na veia. A essa altura, de acordo com o meu pai, eu estava cadavérica, parecendo com a Bela do Crepúsculo quando fica grávida do vampiro e morre/quase morre (isso não conta como spoiler, né?).

A partir desse momento tinha começado a festa da agulha! Começaram a tirar sangue, fazer exame de urina, e eu lá, ainda me sentindo péssima e morrendo de frio! Fiz até meu pai tirar a meia dele e dar pra mim, coitado! 

Braço bonito depois de algumas tentativas frustradas de encontrar minhas veias.

Bracinho esquerdo após alguns ataques de vampiro.

Longas horas depois, chegou um outro médico pra falar com a gente, e aí seguiu uma das conversas mais aterrorizantes da minha vida:

Médico – Olha Thaís, sua situação foi realmente muito grave, o ph do seu sangue estava muito baixo e por pouco você não entra em coma.
Thaís e pai – :O
Médico – Vamos ter que internar você na UTI.
Thaís e pai – OI,QUÊ?????? UTI???? Pera aí, precisa disso mesmo?
Médico – Sim, a situação foi realmente muito grave.

Médico fala isso, vira as costas e vai embora! Como você fala pra uma pessoa que ela quase entrou em coma e precisa ir pra UTI e não faz nem um carinho na cabeça depois? Obviamente comecei a chorar desesperadamente, não aguentei mais segurar e desabei, pra mim foi o mesmo que falar que eu estava a beira da morte! Depois me levaram já pra sala de pré-internação pra esperar um leito vagar na UTI e fazer o pior exame da face da terra: GASOMETRIA. Sério, nunca tive problemas com agulhas, tirar sangue e tal... Mas NOSSA COMO ESSE EXAME DÓI!!!! É basicamente um exame de sangue, mas não tiram sangue da sua veia, e sim da artéria, sabe aquele lugar no seu pulso...QUE PULSA??? Ohhhh meu pai!! Ninguém merece!!

Um dos "furinhos" da gasometria.


Lá pelas 21h e tantas da noite subi pra UTI, minha glicemia tinha baixado pra uns 300 e pouco, e me falaram que eu deveria ficar internada por 1 ou 2 dias, até estabilizar. Me colaram os benditos eletrodos e finalmente fiz minha primeira “refeição” das últimas 24h. Fiquei um pouco mais calma, decidi não pensar sobre tudo que estava acontecendo e descansar, me achei merecedora do soninho! Os enfermeiros da UTI eram mega atenciosos e legais, devem ser treinados pra isso, já que eles tratam basicamente de gente que tá atolada de problemas, né...

O primeiro acesso da internação a gente nunca esquece...


Pura saúde essa refeição ahahahha


Minha paz acabou na mesma madrugada, quando descobri que a rotina de UTI era uma bosta ahahha eles te acordam sem dó nem piedade no meio da madrugada pra tirar chapa, fazer exame de sangue, etc.. Mas ok, melhor que ficar sem cuidados! Os dias que se seguiram foram puro martírio, a primeira vez que meus pais foram me visitar eu só queria saber de chorar, quando a nutricionista passou e entregou meu primeiro cardápio de diabético eu chorei mais ainda, simplesmente eu nunca mais ia comer nada. Ia viver de pão e água! OPA, nem pão, porque pão tem carboidrato e carboidrato se transforma em açúcar!!! SOCORRO BRASIL!! Só pensava que eu não teria mais vida social, já que ela se resumia a sair pra comer! E a comida mexicana?? E a comida japa?? Nada?? Nunca mais?? Pro resto da vida?? 

Nessa hora bate aquela tristeza profunda.. A gente pensa “o que eu fiz pra merecer isso?” ou “tem tanta gente ruim no mundo, porque justo comigo?”... Aí bate aquela raiva, aquele sentimento de injustiça.. Mas estando em uma UTI você percebe que tem gente sofrendo e passando por coisas muito piores que você, e isso te dá forças pra tentar tirar o melhor (ou o menos pior) da situação, e tentar sorrir, fazer piada sobre a sua nova condição, voltar a ser a pessoa que você sempre foi.

No total foram 4 dias de UTI e 4 dias no quarto do hospital. No quarto tive meu primeiro contato com a endócrino, a médica que tenho visto uma vez por semana até estabilizar tudo e depois visitarei em média a cada três meses. Aí comecei a aprender um pouco mais sobre a doença e perceber que a coisa toda não é tão assustadora quanto parecia naquele meu primeiro dia de hospital, e aí você descobre que o pior de tudo nem são as hiperglicemias, mas sim as hipoglicemias que são super perigosas (mas isso já é assunto pra outro post).

Nem tenho palavras para agradecer a minha família e amigos, não sei o que teria feito nesses dias de hospital se não fosse a força e apoio de todo mundo. É uma luta diária que se tornaria impossível sem ter todo esse suporte.

Bombando de camisola de hospital no Instagram.


Chega de texto por hoje, né? Pelo menos teve umas ilustrações hahahahha...
Amanhã conversamos mais!

Beijos,
Thaís

24 comentários:

  1. História tristinha a sua, mas da pra viver como um diabético e ingerir "normalmente" os cho, é só contar. Aliás, conversei com minha amiga e ela disse que o telegrama que recebeu do alto custo sobre as insulinas Lantus e Humalog mandou ela para a Luz mesmo, então aparentemente é só lá. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maah!

      Pois é, comecei essa semana a praticar a contagem de cho, tem sido um pouquinho complicado e dei uma restringida na alimentação pra facilitar por enquanto...aos poucos me acostumo com a rotina!

      Ahhh obrigado pelo retorno!! Vou ter que ver lá na Luz mesmo então!! Você sabe onde ela deu entrada na papelada antes de receber esse telegrama?

      Beijos!

      Excluir
  2. http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/gestor/comissao-de-farmacologia/solicitacao-de-medicamento-ou-nutricao-enteral-por-paciente-de-instituicao-de-saude-publica-ou-privada Nesse site vc imprime duas cópias para seu medico preencher (1 lantus e 1 humalog) tem que anexar cópia de comprovante de residencia, cópia de cpf, Rg e cartão do SUS, cópia da sua glicada (exame com menos de 1 mês) e receita médica (com menos de 1 mês).
    manda pelo correio para :

    Comissão de Farmacologia
    Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
    Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, nº 188,
    Cerqueira César, São Paulo/SP
    CEP 05403-000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuito obrigada, Maah!! Já vou atrás disso nessa semana!!
      A insulina que você usa conseguiu dessa forma também? Demorou muito o processo? Desculpa o monte de perguntas! ahhaha

      Excluir
    2. HAHAHAHAHA maginaa, usei por uns 3 anos a NPH e nao me "adaptei" a ela, uma amiga que me ensinou todo esse processo quanto as insulinas do alto custo, mas antes vc pegava os papeis no Ame Maria Zélia (belem) e entregava tudo lá.
      Na primeira vez que mandei demorou aproximadamente 2 meses e meio pq a lantus estava em falta mas eu recebi o telegrama (quando demora muito geralmente tem alguma insulina em falta e estão esperando chegar para vc poder ir pegar). Consegui assim sim, como é o primeiro pedido que vc vai fazer, é melhor que esteja com a glicada pouco acima do "normal" para garantir que seu pedido não seja negado, quando mandei meus documentos minha glicada estava entre 7,5 e 7,8

      Excluir
    3. Entendi!! Segunda tenho médico e já vou levar pra ele preencher a papelada!
      Nossa, minha glicada vai estar ótima pra conseguir então, hahahah tá na casa dos 11!!! (Fiquei em pânico quando vi esse número hahahhah)
      Você pega todos os insumos pelo SUS? As tiras reagentes e tal? Pq aqui no posto perto da minha casa já descobri que está em falta e vou ter que comprar de novo!!

      Excluir
    4. Leva sim, já pede a receita das insulinas em duas vias e faz o exame da glicada rapidinho pra nao passar de 1 mes. Sim, fitas, lancetas e afins, alias peguei hoje. Vc tem que ir digamos "todos os dias" para cobrar e ligar para a ouvidoria daí (que eu nao sei o numero haha)

      Excluir
    5. Olha que com essa glicada vc ganha a Bomba de insulina

      Excluir
    6. Aff é um absurdo ter que ficar cobrando neh!! Mas fazer oq!!
      To pensando em pedir a bomba, mas acho que ainda vou esperar mais um pouco, ate me acostumar melhor com a nova realidade hahha

      Excluir
    7. Com a bomba o controle é + rigido, tem mesmo que fazer contagem de cho sempre, podia já fazer o teste né? Liga na medtronic ou Roche que eles mandam a bomba por 1 mes para o teste

      Excluir
    8. É, eu tenho feito a contagem de cho, mas sempre de uma forma mais superficial!
      Vou ver se faço esse esqueminha pra testar, assim já vejo se me adapto bem! Vc não usa a bomba?

      Excluir
    9. Não, mas gostaria, é que sei lá sabe.. hahaha

      Excluir
    10. hahahah eu tb fico num dilema com relação a bomba!

      Excluir
  3. Olá Thais... Muito bacana da sua parte ter essa atitude frente a um grande desafio como a diabetes... de uma forma bem humorada sem deixar a importância de seus cuidados de lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago! Obrigado pelo apoio! Acredito muito que devemos levar a vida da forma mais leve possível apesar das dificuldades! Espero dessa forma conseguir ajudar, ao menos um pouquinho, outras pessoas que se encontram na mesma situação! :)

      Excluir
  4. Olá Thais, aqui é a Angela (esposa do Flávio de Sumaré, amigos do Henrique e da Cláudia). Nossa que susto que vocês passaram hein, estou impressionada com a sua história, mas graças a Deus que deu tempo de você chegar ao hospital e ficar "tudo bem". Eu e o Flávio queremos deixar um grande abraço para você, Pedro e Fátima! estamos torcendo por sua melhora e adaptação à essa nova realidade em sua vida... parabéns pela iniciativa do blog, com certeza irá ajudar muitas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela!!
      Com certeza foi um baita susto pra todo mundo!! Mas agora já está tudo de volta a normalidade, na medida do possível ahaha... A nova rotina é um pouco complicada no começo, mas aos poucos vamos nos acostumando!!
      Obrigado pela força e um grande abraço para vocês!!

      Excluir
  5. AHH EU NÃO TINHA VISTOS OS POSTSS....QUE LINDA, COLOCOU NOSSA FOTOOO!! ESTOU ADORANDO O BLOG, VAI SER SUCESSO!! BJAUM THAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindaa!!!
      Coloquei nossa fotooo ahahhaah
      Que bom que gostooou!! O blog é quase uma novela da vida real né hahahaha
      Beijoos!!

      Excluir
  6. caramba menina! imaginei que tinha sido grave mas, pensando bem, acho que eu deveria ter corrido pro hospital quando descobri a diabetes! comigo foi o contrário... o médico péssimo que eu passava fez eu fazer MIL exames, sendo que já cheguei falando que estava com suspeita, ao invés dele medir o dedo na hora, não, me deu uns 50 exames pra fazer. incluindo uma curva glicemica (diabéticos NAO podem fazer), chegando lá, ainda bem que eles medem a glicose antes, em 12hrs de jejum estava 360.. mas eu estava bem, só morrendo de sede como já era o normal da minha vida e me sentindo mil kilos mais gorda (eu tbm emagreci horrores e me sentia ótima por isso), de tão pesado que meu sangue estava... mas, ele falou "ah, é diabetes, vai na farmacia e compra isso tudo, toma tantas unidades e volta aqui semana que vem"... uma lista gigante, minha mãe deixou até as calças na farmácia e o cara nem me ensinou como eu tinha que fazer, a sorte era que vinha bula com os remédios! me senti igual a vc quando o medico te mandou pra uti sem nenhum pingo de sensibilidade... a minha glicose ficou em torno de 400 muito tempo, algumas vezes fui pro hospital, tomava soro, ficava em 100, voltava pra casa, 1h depois estava em 300 de novo, aí encontrei outro médico, meu salvador, que me explicou tudo e me deixou mais tranquila, só a partir daí minha glicose resolveu talvez baixar, é uma grande luta mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaa que perigo!!! Tem uns médicos muito sem noção, né?? Graças a Deus tive sorte que fui pra um bom hospital com bons médicos, viu! Mas o pior é que tem muito endócrino que não manja muito de Diabetes, e se vc cai na mão de um desses a coisa fica complicada!!
      Nem me fala em farmacia, cada ida é uma depressão ahahahha... espero conseguir tudo pelo SUS e só ter que comprar quando faltar mesmo, pq essas coisas são caras demaaaais!!!

      Excluir
  7. É A CAROL...FOI COM O NOME DA MINHA MÃE..KKK

    ResponderExcluir
  8. mas hoje, assim que a glicose sobe, o primeiro sintoma é dor de cabeça e enjoo! já vomitei muuuuitas vezes por causa disso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura?? Eu sempre tenho dor de cabeça depois que a hipo passa!!
      Quando sobe a primeira coisa que percebo é a visão! Fica mais embaçada que o normal ahahahah

      Excluir