Mostrando postagens com marcador insulina. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador insulina. Mostrar todas as postagens

sábado, 3 de agosto de 2013

Sobre aplicação de insulina

Oi pessoal!

Mais um vídeo!!

Eu juro que tento falar pouco, mas isso é uma missão quase impossível pra mim!! hhahahaha



Amo minhas caras congeladas...sempre gata, só que ao contrário HAHAHHAH


Me digam o que acharam!

Alguém tem mais técnicas pra não doer a aplicação?

Beijos e bom final de semana!!

domingo, 14 de julho de 2013

Sobre a necessidade de se manter um estoque

Oi gente! Tudo bem?

Comigo tudo mais ou menos...

As pessoas mais próximas a mim já sabem, mas fui assaltada nessa sexta-feira. Nem vale a pena remoer a história de como tudo aconteceu e etc., tem coisas que simplesmente acontecem pq tem que ser assim (a diferença é que comigo essa já é a 4a vez hahahah cômico se não fosse trágico). De qualquer forma, a situação é a seguinte:

Quando você é um diabético, carrega com você 24h por dia uma série de coisas - que inclusive mostrei em vídeo, já assistiu? - e essas coisas são simplesmente ESSENCIAIS para o controle da sua glicemia. E o que acontece então quando você se vê no meio da rua numa sexta-feira a noite, sozinha, sem saber como está a sua glicemia e sem ter insulina pra aplicar? Senta e chora, né colega...

Tive sorte que meu celular estava no bolso da jaqueta e levaram "só" a minha bolsa, então assim que tudo aconteceu pude ligar pro meu pai ir me ajudar. Por sorte eu tinha 2 glicosímetros, um deixava 100% do tempo dentro da bolsa e outro ficava em casa, para nunca correr o risco de sair sem, então quando cheguei em casa eu pude medir a glicemia - 150 mg/dl, até que um valor ok, considerando o stress emocional que eu estava. Mas e aí, como é que eu ia fazer pra jantar? Como já comentei aqui antes, minha insulina de ação rápida é a Humalog, e eu aplico com uma caneta permanente, ou seja, meu "estoque" de insulina era composto somente de.. ampolas para colocar na caneta. Não tinha nenhuma caneta permanente extra em casa e muito menos uma caneta descartável.

Ou seja, iniciou-se a saga da insulina. Passamos em algumas farmácias no caminho pra casa, nenhuma delas tinha a caneta descartável. Decidimos voltar pra casa e tentar algumas farmácias especializadas por telefone. Por sorte ainda tinha uma aberta em São Bernardo do Campo (moro em Santo André), e meu pai pediu para reservarem que ele ia buscar.

O que eu quero dizer com tudo isso? Levei uma pequena bronca do meu pai e com razão. Por mais que eu tenha alumas coisas aqui em casa - agulhas, lancetas, tiras reagentes e tal - eu não mantenho de fato um "estoque" para emergências como essas.

Vocês mantém um estoque?

Fica a dica! rs

Como se não fosse o bastante, levaram meu glicosímetro e meu caderno de registros de glicemia/aplicação de insulina... Minha médica vai ficar feliz de não saber como andei me comportando nesses últimos tempos, viu?

Manter um registro de alimentação/glicemia: Ninguém tem tempo pra isso!!!!!

Bom restinho de final de semana pra todo mundo!!

Bisou bisou!

sábado, 15 de junho de 2013

Eu voltei... É, de novo!

Tá, eu sei, não precisam brigar!

Sumi de novo!! Mas prometo que foi por um bom motivo!

Um não, vários!

Tô de vida nova... Mudei de emprego, viajei, descansei o corpo e a mente, mudei de academia... Fiquei loira de vez ahahahha

Mas vamos por partes! No meu último post comentei que achava que estava em lua de mel, né...

Pois então, fui na endócrino e estava mesmo! Suspendi a aplicação da Humalog (que já tinha parado por conta própria na verdade né, só tornei "oficial" hahaha) e diminuí a quantidade da Lantus... De 12 unidades, passei pra 9...

E devo dizer que isso veio super a calhar, pq logo que descobri a lua de mel tinha acabado de mudar de emprego e fui viajar.. fui de novo pra Buenos Aires...

Gosto de viver perigosamente ahahhaha não tinha viajado ainda depois de descobrir a diabetes e já me enfiei logo numa viagem internacional, que envolveria avião (dã), procedimentos de segurança, embarque com liquidos, etc...

Minha médica tinha me tranquilizado, falou que não seria necessário laudo médico e nem nada, mas 3 dias antes da viagem, quando fui acertar minhas coisas do seguro viagem, me falam que eu não conseguiria embarcar com insulina e agulhas no avião sem o laudo, e ainda precisaria preencher um formulário IMENSO.

PÂNICO!



Não vou enrolar muito pra contar o desenrolar da história toda, mas em resumo, a coisa toda funciona assim (isso pra voar GOL, outras cias aéreas não sei se trabalham da mesma forma, hein!!):

Para embarcar somente com a receita e sem laudo médico:

- As agulhas SEMPRE devem ser despachadas.

Caso seja um voo muito longo, onde você sabe que precisará fazer uma refeição E aplicar insulina, aí já dançou meu colega, precisa do laudo médico sim. Pois a tripulação não está autorizada/treinada para fazer esse tipo de procedimento caso você passe mal, então tem toda aquela coisa de provar que você está apto pra se auto injetar e tal...

- O glicosímetro pode ser carregado na bagagem de mão, bem como as tiras reagentes - a agulha não. (mas vou confessar que eu embarquei com a agulha do meu e nem pegaram no raio x, tanto na ida quanto na volta)

Como eu só iria passar o final de semana em Buenos, não queria despachar a bagagem pra facilitar o processo todo, mas como não tinha tempo hábil para conseguir o laudo, decidi que iria despachar tudo mesmo, incluindo as insulinas. Lembrando que ao despachar este tipo de item, sempre estamos sujeitos aos erros das cias aéreas e corremos o risco de ter a bagagem extraviada, então você estará em outro país e sem sua medicação. Só me senti mais segura pra despachar tudo pois eu estava em lua de mel, então na pior das hipóteses seria só controlar um pouco mais a alimentação.

E olha que ótimo foi essa lua de mel por lá, hein? Comi de tudo e mais um pouco!! Voltei rolando dentro do avião ahahhaha

Mas como tudo que é bom dura pouco, voltei de Buenos Aires =(
E de quebra acabou a Luna de Miel =(
Acho que fiquei deprimida de voltar e meu organismo se revoltou hahahahah

Quando você quebra sua sequencia de ótimas glicemias:
"É, acho que as coisas estavam indo bem demais pra mim."

Voltei com as 12 unidades da Lantus e comecei a aplicar novamente a Humalog para correção da glicemia... Mas não vou reclamar, né?

Bom, tenho muito mais coisas pra contar, mas acho que o post já ficou bem longo né? Prometo que dessa vez eu voltei pra ficar! Vou tentar manter um ritmo de postagens diárias, ok? Mas sem pressão, por favor! ahahhaha

Beijos e ótimo sábado pra todos!!

domingo, 19 de maio de 2013

Sumiço e Lua de Mel

Oi Pessoal!!

Sumi, né? Eu sei...

Andei meio desanimada/preguiçosa pra escrever, mas está tudo bem por aqui!

Nesse tempinho off nem aconteceu nada demais, minhas glicemias se mantiveram bem estáveis, mas de sexta pra cá tá acontecendo algo bastante suspeito!

Desde sexta não tenho precisado aplicar a Humalog para corrigir os carboidratos das refeições... Estranho, né?!? Tô sempre com a glicemia normal antes de comer, aí faço a minha refeição e meço duas horas depois...o que aconteceu? NADA! Fica tudo normal!!

No sábado meu pai fez macarronada e ainda pensei "é carbo demais, vou aplicar só 1 unidade pra garantir"... Depois disso saí com uma amiga e o que não aconteceu? Hipo! Ainda bem que eu tinha acabado de estacionar o carro quando senti a glicemia cair...aí já aproveitei que estava no shopping e comi um docinho ehhehe... Achei que ia subir pra caramba, mas nada!! Continuou nos níveis normais!!

Hoje comi macarrão e até polenta no almoço....não alterou em nada! Essa diabetes é esquisita demais!!

A fonte e a solução de todos os meus problemas: Insulina

Sei que existe uma fase que chamam de "lua de mel", quando o pâncreas passa por uma aparente recuperação, ou seja, volta a liberar um pouco de insulina. Essa fase pode ter duração variada, mas em certo momento ele obviamente vai parar de vez, tornando necessária a aplicação de mais insulina. Como no meu caso não tenho aplicado NADA de insulina, creio que voltarei a aplicar a quantidade que já usava no comecinho do tratamento... Não sei, veremos!

Amanhã vou conversar com a minha médica pra ver se é isso mesmo que está acontecendo comigo!


Enquanto isso, vou curtindo minha lua de mel com essa parceira que, como poucas coisas na vida, tenho absoluta certeza que será pela vida inteira..!

Alguém já passou por isso também? Compartilha aqui nos comentários!!

Bom restinho de domingo! Prometo que agora estou voltando de vez pro blog, ok?

Beijos!!

terça-feira, 30 de abril de 2013

Tá, mas o que é Diabetes Tipo 1?

Dããã ahhhahahaha

Oi pessoal!!

Quando ainda estava no hospital, logo após o diagnóstico, fiquei com isso na cabeça... O que é essa doença? 
Na escola a gente aprende e tal, mas quando não tem contato direto com a bendita acho que acabamos esquecendo como a coisa toda funciona... Sabemos que envolve açúcar no sangue, mas não entendemos qual a relação do açúcar com todo o resto que acontece com a gente!

Primeiro de tudo: nãããão, a diabetes tipo 1 NÃO tem nada a ver com comer muitos doces quando criança!

Sim, eu sou diabético. Não, não é porque eu comi muito açúcar.

A Diabetes Tipo 1 também é conhecida como Diabetes Infanto-Juvenil por se tratar de uma doença que, apesar de poder acontecer com qualquer um e em qualquer idade, costuma se manifestar principalmente nas crianças e jovens. É considerada uma doença auto-imune, onde as células beta do pâncreas - responsáveis por secretar insulina para regular as taxas de açúcar no sangue - são "assassinadas" (hahaha dramática) pelo nosso próprio organismo.

Essa "morte" do pâncreas é percebida através de alguns sintomas causados pela ausência da insulina em nosso organismo. Os sintomas, que já descrevi um pouco neste post AQUI, são:



  • Muita sede
  • Fome
  • Sensação de cansaço ou fadiga
  • Visão embaçada
  • Perda da sensibilidade ou sensação de formigamento nos pés
  • Perda de peso involuntária
  • Micção mais frequente
  • Respiração profunda e acelerada
  • Pele e boca secas
  • Rosto corado
  • Hálito com odor de fruta
  • Náusea, vômitos, incapacidade de reter líquidos
  • Dor estomacal


  • Conforme mencionei antes, a insulina é responsável por levar o açúcar do sangue (glicose) para nossas células, onde fica armazenado e depois é utilizado para gerar energia. Sem a insulina, a glicose passa a se acumular no sangue, impossibilitando a utilização da mesma para a geração de energia. Esse quadro por um período muito prolongado faz com que a acidez do sangue diminua, causando a CETOACIDOSE (que infelizmente foi o meu quadro quando dei entrada no hospital - e o motivo que me fez ficar na UTI). Falarei mais a respeito da Cetoacidose em um outro post pois merece uma atenção especial.

    O tratamento da Diabetes Tipo 1 envolve a aplicação de insulina, geralmente uma lenta (que pode ficar até 24h no organismo) combinada com uma de efeito rápido ou ultra-rápido (que deve ser aplicada antes das refeições ou logo em seguida). O que isso quer dizer? Que os portadores dessa bendita doença crônica devem aplicar insulina (e por aplicar entendam INJETAR) uma média de 3 vezes por dia - vai variar de acordo com o organismo de cada um (aqui podemos excluir as pessoas que usam bomba de insulina - assunto para outro post - que dão as agulhadas geralmente a cada 3 dias para trocar a cânula da bomba). 

    Além das picadinhas de insulina, também é necessário um rígido controle glicêmico, que é realizado por mais picadinhas, essas nas pontas dos dedos. O glicosímetro passa a ser o melhor amigo e companheiro inseparável de um diabético, pois é ele quem avisa se o índice glicêmico está muito alto, necessitando de correção com insulina, ou se está muito baixo, necessitando de correção ingerindo açúcar ou carboidratos.


    Acho que deu para esclarecer um pouco como funciona a coisa toda, né? Aos poucos vou tentando explicar um pouco melhor. O mais importante é que todos entendam que essa doença não aparece por falta de cuidados ou de exames, uma infecção ou problemas emocionais como depressão ou até mesmo stress podem ser o botão de "partida" para ela se desenvolver.


    Por hoje é só, pessoal!!

    Beijos,
    Thaís